GIGANTES INVISÍVEIS
10º Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores, 2025
OVAR 25 A 30 ABRIL
PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO
Esmoriz/Cortegaça
Os Gigantes Invisíveis é mais do que um evento literário – é um projeto artístico, pedagógico e cultural que se realiza no Parque Ambiental do Buçaquinho (PAB), um espaço verde no tecido urbano da cidade de Esmoriz em Ovar. Inaugurado simbolicamente a 25 de abril de 2013, este local reforça a ligação entre a população local e a natureza, promovendo o lazer e a educação patrimonial.
A programação deste ano propõe um conjunto diversificado de atividades de acesso gratuito. As escolas, nomeadamente as turmas do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Ovar, serão mobilizadas a participar, sendo o evento igualmente aberto ao público em geral – crianças e famílias.
As atividades incluem uma pluralidade de propostas artísticas, todas inspiradas na criação literária em sentido amplo. Entre elas, destacam-se espetáculos de teatro e marionetas, instalações no espaço público, um ciclo de oficinas, apresentações de livros e conversas com autores nacionais e guineenses.
Nesta 10.ª edição, celebramos uma década de histórias, encontros e aprendizagens. Junte-se a nós para viver mais um capítulo deste projeto único!
INVISIBLE GIANTS 10th Literary Meeting for the Youngest Readers 2025 to promote reading through the arts. From April 25th to 30th at Buçaquinho Environmental Park, Esmoriz/Cortegaça, OVAR. The giant world of books interacts with several formats of contemporary literature for children. From theatre, music, dance, image, or performance, we discover a book, an author, a work, and an artist. A literary meeting where an outdoor park takes us on a journey through the unimaginable worlds of books.

25
SEXTA-FEIRA
DIA DA LIBERDADE
15:00
ABERTURA
ENTIDADES OFICIAIS
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP)
CORO JUVENIL DO ORFEÃO DE OVAR
MÚSICA
AS SUSPIRO
O Coro jovem do Orfeão de Ovar conduzido pela Laura Rui, é um grupo coral constituído por jovens mulheres dos 14 aos 23 anos. Com apenas um ano e meio de existência já partilharam palco com Retimbrar, JIMMY P e Orquestra das Beiras. A 6 de Março de 2024 lançam o seu primeiro original criado em parceria com Retimbrar, música que tem vindo a ser ouvida em diversas rádios e programas de televisão. Encontram-se atualmente a preparar o seu primeiro concerto a solo dividido entre músicas de outros compositores (sempre com arranjos e releituras criados pelas coralistas) e originais que navegam pelas inquietações transversais às diferentes mulheres que constituem o grupo.
Direção Artística Laura Rui, Interpretes Ana Vital, Gabriela Almeida, Inês Silva, Joana Pinho, Lara Santiago, Leonor Almeida, Luana Sousa, Mariana Rey e Sara Vital

Orfeão de Ovar

Orfeão de Ovar
16:30
LA CORCOLES
CIRCO / DANÇA
H Espanha / França
Prémio "Melhor Espetáculo de Circo de Rua" 2023 – PREMIS ZIRKÒLIKA;
Prémio "Melhor Espetáculo de Rua" (ex aequo) – FETEN 2024;
Prémio "Melhor Espetáculo" (ex aequo) – Júri Oficial ARCA 2024;
Prémio "Pom d’Or" – Festival SENSE PORTES 2024;
Menção Especial do Júri – Fira UMORE AZOKA LEIOA 2024;
Menção Especial do Júri dos Prémios Território Violeta – Festival CIRCAIRE 2024.
La Corcoles é o universo criativo de Mariona Moya, onde o circo, a dança e o teatro de rua se encontram explorando uma forma única e pessoal de expressão sobre o cabo.
Espetáculo na disciplina de funambulismo a 5 metros de altura, que proporciona ao público uma experiência íntima, fresca e emotiva. Conectando-se com todas as idades e, navegando pelos infinitos territórios entre a força e a mais absoluta vulnerabilidade a performance cativa pela incessante busca pelo equilíbrio..
Uma proposta elegante e delicada que nos oferece uma visão renovada do funambulismo, com uma perspetiva próxima e feminina.
Criação/Ideia original: La Corcoles – Mariona Moya Intérprete: Mariona Moya Acompanhamento técnico em funambulismo: Olivier Roustan Produção: LaCorcoles Assessoria em produção: Jordi Colominas Figurinos: La Corcoles – Mariona Moya Técnico de instalação de estrutura e som: Isaac Lucas Espaço sonoro: La Corcoles – Mariona Moya Arranjos musicais: Zinkman Imagens: Txus Garcia Vídeo: VIP Visuals Agradecimentos: Cia. Estampades, Cie. La Coupole, Ca l’Estruch Sabadell, Coletivo de Circo de Girona CPCG, Roger Compte, Cia. Vöel e Bullzini Family.

H de Mariona Moya

H de Mariona Moya
17:30
MEDONHOS
OFICINA DE ILUSTRAÇÃO
PEDRO SEROMENHO
Neste Ateliê, com cerca de 50 minutos de duração, o autor Pedro Seromenho irá explorar e trabalhar 3 dos seus livros, “Ninguém”, “As Galochas Vermelhas” e “As gravatas do meu Pai”, sob o tema “Amor, Família, Respeito e Liberdade”! Dos contos nascerão a linha, o desenho e o improviso, que fazem dançar as personagens. Esperaremos por vós, leitores sonhadores, até que se tornem eternas crianças. Viajaremos juntos!”
Pedro Seromenho nasceu no Zimbabué e viveu em Tavira, residindo atualmente em Braga. Licenciou-se em Economia e, aos trinta anos, resolveu dedicar-se inteiramente a escrever, a ilustrar e a contar histórias. Fundou a editora Paleta de Letras e assumiu-se como curador de Festivais como o Braga em Risco, o Ouvidoria, o Contamina e o LIGA-TE. Em 2013, 2015 e 2021, foram nomeadas em sua honra às bibliotecas da EB Nuno Álvares Pereira, em Tomar, do Centro Escolar de Lamaçães e da EB 2,3 de Celeirós em Braga, respetivamente. Nestes últimos vinte anos realizou mais de um milhar de sessões em escolas e livrarias, participou em várias exposições individuais e coletivas, festivais literários nacionais e internacionais, assim como já foi júri de vários concursos literários como o Prémio Matilde Rosa Araújo. Atualmente, conta com 33 livros publicados e uma mão-cheia de ideias para escrever no seu bloco infinito. É pai de uma Flor com 12 anos.
26
SÁBADO
15:30
À CONVERSA COM O AUTOR
CONVERSAS
Com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP)
ANA BISCAIA e VANDA ROMÃO
Ana Biscaia nasceu em 1978. É designer gráfica e ilustradora. Estudou ilustração (Master of Fine Arts) em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design. O seu primeiro livro ilustrado, "Negrume" (publicado pela &etc., com texto de Amadeu Baptista), data de 2006. Ilustrou Poesia de Luís de Camões para Todos (seleção e organização de José António Gomes), antologia que mereceu, em 2009, uma distinção do júri do Prémio Nacional de Ilustração. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, em 2012, pelo livro "A Cadeira que Queria Ser Sofá", de Clovis Levi. O seu trabalho para "O Carnaval dos Animais", de Rui Caeiro, foi também selecionado pelo júri do prémio TITAN Illustration in Design. Com João Pedro Mésseder, editou, em 2014, o livro "Que Luz Estarias a Ler", em 2015, "Poemas do Conta-Gotas" e em 2017, "Clube Mediterrâneo - doze fotogramas e uma devoração", livro que, em 2019, foi galardoado na 12.ª edição do «Image of the Book», Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros. Feira Internacional do Livro de Moscovo, categoria design de livro/livro de autor. Em 2022, o livro ,"O retrato" (aquilo que não se vê), recebeu o BRAW Bologna Ragazzi Award - The most amazing bookshelf. Fundou a Xerefé, pequena editora de livros ilustrados.
Vanda Romão é designer e ilustradora, apaixonada pelo desenho desde a infância. Iniciou a sua carreira como designer em 2001, mas a ilustração sempre esteve presente em todos os seus projetos, como uma assinatura pessoal e sensível. Em 2016, venceu o Prémio Lusófono Matilde Rosa Araújo, o que lhe abriu as portas para o mundo da ilustração infantil — uma experiência que voltou a repetir. Atualmente, trabalha numa quinta vinícola, Quinta dos. Castelares, onde é responsável pelo packaging, integrando a sua linguagem visual em cada detalhe. O seu estilo é doce, com cores suaves, padrões e uma forte inspiração na natureza — flores, animais, o mar e a poesia do mundo natural. Teve também um projeto criativo com uma amiga designer chamado Porta Amarela, onde desenvolveu produtos ilustrados. Neste momento, o seu principal objetivo é lançar um novo projeto de ilustração — cheio de cor, e imaginação.
Conversa moderada pela ilustradora ANABELA DIAS
16:30
ANTIPRINCESAS – FRIDA KAHLO
TEATRO
CLÁUDIA GAIOLAS
Muito longe daqui, do outro lado do oceano, existe um país chamado México. Mé-xi-co. Neste lugar, há muito tempo, muito tempo, viveu uma menina chamada Frida. Frida. Parece Ferida? Mas não é. É Frrrrrida. Frida Kahlo, a maior pintora do mundo.
Criado por Cláudia Gaiolas a partir da coleção de livros Antiprincesas, editada pela Tinta da China e pela EGEAC, Antiprincesas é um ciclo de espetáculos sobre mulheres que marcaram a história. A pintora mexicana Frida Kahlo, a militar boliviana de origem indígena Juana Azurduy, a escritora brasileira Clarice Lispector e a médica feminista Carolina Beatriz Ângelo, são mulheres sem coroas, que não viveram em castelos e não tinham superpoderes, mulheres comuns, heroínas na vida real que desafiaram os cânones e revolucionaram o mundo através da arte, literatura ou política.
Direção Cláudia Gaiolas Interpretação Leonor Cabral Dramaturgia Alex Cassal Cenografia e figurinos Ângela Rocha Desenho de luz Daniel Worm
Sonoplastia Teresa Gentil Fotografia Estelle Valente Produção executiva Armando Valente

Antiprincesas Frida Kahlo

Antiprincesas Frida Kahlo
16:30
DANDY!
OFICINA DE ILUSTRAÇÃO
ANA BISCAIA
A partir de Ilse Losa: Dandy. Vamos fazer um livro ilustrado construído com tintas, recortes, colagens a partir da história deste magnífico cão.
27
DOMINGO
15:30
A CASA DA CULTURA DA GUINÉ BISSAU
CONVERSAS
Com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP)
RITA IÉ e KARINA GOMES
A CCGB – Casa da Cultura da Guiné-Bissau é uma organização sem fins lucrativos, dotada de natureza associativa e registada em Portugal, sendo partilhada por um vasto número de cidadãos e agentes da cultura, de forma a providenciar um espaço dedicado à consignação, valorização e promoção da cultura da Guiné-Bissau. Consiste na catalogação e promoção das tradições guineenses, das artes, pensamentos, visões e os legados históricos, políticos e sociais de personalidades de reconhecido valor e elevada experiência no cenário sociocultural do país, juntando e unindo pessoas, ideias e propósitos em prol da dinamização, difusão e valorização da cultura da Guiné-Bissau.
Consiste também na preservação, valorização, celebração e transmissão, de geração em geração, dos valores, costumes, ritos, normas, as crenças, as histórias e os pensamentos, através das famílias, dos livros, das músicas, das danças, das escolas e dos ensinamentos tradicionais que integram todas as realidades fenomenológicas e culturais do nosso espírito comum e da nossa identidade coletiva.
A criação da CCGB simboliza, assim, a visão cívica da promoção da cultura da Guiné-Bissau numa lógica de trazer para fora o que de bom e de melhor se produz no país e, numa direção contrária, levar para dentro a produção cultural do mundo e da nossa diáspora, pautando-se numa fidedigna parceria com os agentes nacionais e internacionais da cultura, públicos e privados.
Perante esta visão que implica estreitar laços, através de institucionalização de um organismo que funcione como depositário do património cultural e das identidades coletivas, históricas, cívicas, sociais, tradicionais e culturais dos povos da Guiné-Bissau, a CCGB promove atividades e apoia, igualmente, projetos individuais e/ou coletivos, proporcionando informação e formação cultural, artística e cívica, necessárias para a dinamização, valorização e difusão da cultura guineense.
Conversa moderada por AMADU DAFÉ
Rita Ié, natural de Bissau e residente em Portugal, é escritora e exerce funções de técnica social na Associação Aguinenso. Mulher guineense que se assumiu como diretora da CCGB, espera que esta casa seja uma plataforma onde “também podemos fazer a nossa luta, porque a cultura é uma forma de resistência” – e um motor de transformação social.
Karyna Gomes é uma cantora da Guiné-Bissau. Começou por cantar música Gospel em 1997, em São Paulo, Brasil, com 21 anos, enquanto estudava jornalismo. A sua paixão pela música começou desde muito cedo, quando cresceu rodeada de músicos na Guiné-Bissau, e consequentemente pela música tradicional e urbana do seu país, bem como por ritmos de todo o mundo.
Filha de pai guineense revolucionário e mãe cabo-verdiana, nasceu em Bissau, uma pequena e harmoniosa cidade da África Ocidental, em 1976. Acredita que as suas raízes musicais estão nas celebrações familiares, típicas das sociedades mestiças do hemisfério sul. A sua música é claramente influenciada pela fertilização cruzada e pela experiência de viver em três continentes - África, América e Europa.
Em 2005, iniciou uma carreira reconhecida em Bissau. Em 2006, participou no “Festival da CPLP”, realizado em Bissau e partilhou o pódio com artistas de renome como Tito Paris e outros do panorama lusófono.
Em 2007, recebeu um convite de Adriano Ferreira (Atchutchi) para integrar o histórico e revolucionário grupo 'Super Mama Djambo' e participou na gravação do seu último álbum, no mesmo ano, no estúdio de música 'Sigur Rós', na Islândia. Com o grupo, fez digressões por todo o mundo, enquanto prosseguia a sua embrionária carreira a solo.
16:30
POPURRÍ DE PAPEL
TEATRO DE PAPEL
TRAS LA PUERTA TÍTERES Y NARRACIÓN ORAL Espanha
O Teatro de Papel, que a principio surgiu como um entretenimento familiar, evoluiu, sendo atualmente uma técnica de marionetas que desperta grande interesse em diferentes partes do mundo.
Despido de artifícios, o papel revela-se como um suporte cheio de possibilidades expressivas, pronto a receber a energia da mão do marionetista.
Figuras bidimensionais, teatros à moda antiga ou num livro pop-up abrem caminhos para a imaginação e o jogo.
"Popurrí de papel", oferece-nos uma aproximação à essência do teatro tradicional de papel através de três obras, três alternativas cénicas:El picapedrero; Niñas con jaulas e Secreto de familia.
Manipulação e interpretação: Ana Laura Barros Izcovich

Tras La Puerta

Tras La Puerta
17:30
HERBÁRIO ILUSTRADO
OFICINA
EVANDRO RENAN Brasil
A partir de uma recolha consciente de plantas será confecionada uma matriz gráfica, com a qual os participantes trabalharão utilizando as técnicas de impressão em monotipia, carimbos e encadernação artesanal para a elaboração de um herbário gráfico que servirá como objeto de comunicação visual e de consciencializar sobre a flora local.
Evandro Renan é artista visual, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde iniciou os seus estudos em desenho e posteriormente se formou em Belas Artes com especialização em desenho e gravura em metal pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente vive e trabalha em Portugal onde obteve o grau de mestre em ilustração pela Esag-Guimarães. Evandro desenvolve o seu trabalho a partir do interesse pela literatura, banda desenhada e ilustração, Evandro desenvolve seu trabalho, utilizando técnicas diversas como meio de expressão em busca de registos para compor seu universo representado por formas orgânicas e atmosferas oníricas e fantásticas. Participou de exposições no Brasil, China, Estados Unidos e Portugal.

Ilustrador

Ilustrador

Amadu Dafé e Rita Ié

Amadu Dafé e Rita Ié
28-29
-
30
ESCOLAS
4ºAno 1º Ciclo
9:30_12:30
BURILAR
OFICINAS
Coletivo Multidisciplinar - Artes Visuais, Artes Performativas e Design, Que atua na área da mediação de públicos através de processos criativos.
Direção Artística: Lara Soares e Sandra Barros
Oficina 2.
NÃO… NUNCA… JAMAIS…
Sai um cartão vermelho para longos dias na escola! E outro para a má educação! Um cartão vermelho para pessoas chatas e também para a poluição! E tu, como usarias o cartão vermelho? A quem levantarias o teu cartão vermelho? E haverá lugar para um cartão branco?
Oficina 1.
SUSSURRADORES POÉTICOS
O sussurrador é um instrumento pessoal e intransmissível de sobrevivência no mundo! Personalizado e bem afinado, permite desassossegar os demais… Cada participante irá criar o seu sussurrador, abrindo camiho para verdadeiras invasões poéticas.
POPURRÍ DE PAPEL
TEATRO DE PAPEL
TRAS LA PUERTA TÍTERES Y NARRACIÓN ORAL Espanha
O Teatro de Papel, que a principio surgiu como um entretenimento familiar, evoluiu, sendo atualmente uma técnica de marionetas que desperta grande interesse em diferentes partes do mundo.
Despido de artifícios, o papel revela-se como um suporte cheio de possibilidades expressivas, pronto a receber a energia da mão do marionetista.
Figuras bidimensionais, teatros à moda antiga ou num livro pop-up abrem caminhos para a imaginação e o jogo.
"Popurrí de papel", oferece-nos uma aproximação à essência do teatro tradicional de papel através de três obras, três alternativas cénicas:El picapedrero; Niñas con jaulas e Secreto de familia.
Manipulação e interpretação: Ana Laura Barros Izcovich
BUM ! A HISTÓRIA MAIS RÁPIDA DO UNIVERSO
TEATRO DE FIGURAS E OBJETOS
FERNANDO LEIRAS
Há muito, muito tempo, o Universo não existia. Não havia estrelas, galáxias ou planetas. Não existia nada nem ninguém. Na verdade, tudo era… espaço. Um enorme espaço vazio.
E, de repente... BUM!
Através da técnica de manipulação de objetos no teatro físico, os utensílios são cuidadosamente coreografados de forma oferecer ao público uma experiência visualmente estimulante. Nesta abordagem única, a poesia e o teatro unem-se para criar uma narrativa emocionante que nos conta a história do mundo com uma rapidez alucinante e profundamente emotiva.
Uma viagem sensorial que promete oferecer ao público uma experiência verdadeiramente memorável.
Encenação: Pedro Saraiva Interpretação: Fernando Leiras Fotografia e vídeo: Pedro Capela Apoios: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares e CCMP - Centro Cultural de Milheirós de Poiares

Fernando Leiras

Fernando Leiras
EM PERMANÊNCIA
VERSOS QUE ANIDAN II
INSTALAÇÃO
BAYCHIMO TEATRO Espanha
Instalação poética onde as palavras se transformam e ultrapassam as fronteiras dos espaços convencionais. Constitui uma expansão da literatura do seu meio escrito e oral para o campo espacial, visual, corporal e sonoro.
Os poemas vão ao encontro do caminho do caminhante para lhe oferecer uma experiência efêmera e convidá-lo a mergulhar num território além do contexto que costumamos chamar de poesia.

Instalação poética

Instalação poética
PALETA DE LETRAS
EDITORA CONVIDADA
A missão da editora Paleta de Letras segue dois eixos estratégicos: promoção da literatura infantojuvenil, através da valorização de novos autores e consolidação dos grandes talentos nesta área.
Num dos eixos, publicam textos de jovens autores portugueses de quem gostam e nos quais acreditam. No outro, desejam partilhar as obras de grandes autores de renome nacional e internacional que admiram. Trabalham com inúmeros livreiros, em grandes eventos e festivais, onde a confiança, a solidariedade, o profissionalismo e a qualidade são algumas das premissas.
A sua linha editorial respeita sempre um design livre e contemporâneo, em consonância com o mercado e a exigência do leitor. Para esta editora, o livro é um objeto sensorial, mágico e de valor único.
QUIOSQUE
INFORMATIVO E VENDA DE OBJETOS DE LEITURA
25, 26 e 27 ABRIL CONVERSAS
Com interpretação em língua gestual portuguesa (LGP)
por Ana Oliveira
28, 29 e 30 ABRIL Oferta do livro "Um Submarino em Marte" aos alunos participantes das escolas do 4º Ano do 1º Ciclo do concelho de Ovar
FICHA TÉCNICA:
Câmara Municipal de Ovar Praça da República 3880 - 141 OVAR Tel: 256 581 300 Parque Ambiental do Buçaquinho Rua do Buçaquinho | 3885-526 Esmoriz Long. 8º 38' 19,738'' Lat. 40º 57' 00,985'' N Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar e-mail: eixo@cm-ovar.pt
Direção Artística: Pedro Saraiva Serviço Educativo: Elsa Martinho Produção Executiva: Carolina Mendes Apoio à produção: Cátia Lopes, Teresa Fonseca e Costa e João Amorim Direção Técnica: Hugo Martins Vídeo Promocional Pedro David Fotografia de Cena e Vídeo: Mário Costa Design: Anabela Dias Assessor Imprensa João Arezes Analise de textos: Paula Ferreira Iniciativa: Câmara Municipal de Ovar, Ovar Cultura, EIXO Aprendizagem Criativa e Imaginar do Gigante Apoio: Governo de Portugal Cultura Direção Geral das Artes, Junta de Freguesia de Esmoriz, Junta de Freguesia de Cortegaça, Parque Ambiental do Buçaquinho, Cafetaria do PAB, Antena 2, Rádio Nova, Rádio AVFM, Descampado Artistas Associados, ASSITEJ International Association of Theatre for Children and Young People